Após queda de Lula, a lesão e "cicatrização" (que mostra). Que se segue?

O chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva, teve alta hospitalar no domingo, depois de operado. Apesar de ainda estar em São Paulo, poderá dar mais um passo na recuperação esta semana.

Notícia

© REUTERS/Felipe Iruata

Notícias ao Minuto
16/12/2024 10:30 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Lula da Silva

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, poderá voltar para Brasília já esta semana, depois de uma queda lhe ter causado um internamento e uma operação.

 

"Tenho que esperar cicatrizar o furo que eles fizeram para tirar o líquido. Um furo para tirar o líquido, outro para jogar soro e ir lavando o cérebro. Então... Está com vários curativos na cabeça", referiu o chefe de Estado, citado pelo g1.

Note-se que Lula apareceu de surpresa numa conferência de imprensa sobre o seu estado de saúde, ainda no domingo, altura em que teve alta hospitalar. Com a cabeça coberta por um chapéu, o presidente falou sobre o seu estado de saúde, referindo que "estava inteiro" e que ia "sair dessa".

Lula da Silva já teve alta hospitalar.

Lula da Silva já teve alta hospitalar. "Estou inteiro, vou para casa"

Lula da Silva apareceu de surpresa na conferência de imprensa da equipa médica, este domingo. O presidente contou com detalhe a queda que sofreu em outubro e falou ainda acerca da detenção de Braga Netto.

Notícias ao Minuto com Lusa | 14:31 - 15/12/2024

Por agora, Lula está em São Paulo, onde foi operado, e onde se mantém sob ordens médicas. É na quinta-feira que o presidente poderá ter 'luz verde' para voar, já que nesse dia vai fazer um a tomografia. "Se estiver tudo bem, ele [Lula] está autorizado a voltar para Brasília, onde poderá retomar suas atividades normais, com algumas restrições, como evitar exercícios físicos intensos", explicou o médico Roberto Kalil, cardiologista e um dos responsáveis pelo tratamento do presidente.

Recorde-se que Lula da Silva fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira para drenar um hematoma na cabeça, que surgiu na sequência de uma queda que sofreu no Palácio da Alvorada, a sua residência oficial, em outubro.

Após sentir dores de cabeça, o presidente brasileiro foi até à unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês para realizar exames e, nessa altura, foi detetado que tinha uma hemorragia intracraniana.

Na mesma noite, foi transferido para São Paulo. Na manhã de quinta-feira, Lula da Silva foi submetido a um outro procedimento, uma embolização, para prevenir futuras hemorragias intracranianas, num procedimento que durou cerca de uma hora.

Leia Também: Brasil exige que YouTube remova vídeos com alegações falsas sobre saúde de Lula

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas