Duas jovens, com nacionalidade portuguesa, foram acusadas de tráfico de droga na Papua-Nova Guiné, depois de terem sido detidas no aeroporto na posse de mais de 15 quilos de cocaína.
Segundo a imprensa local, as portuguesas, de 20 e 23 anos, foram presentes na terça-feira, 17 de dezembro, ao Tribunal da Comarca de Waigani.
As jovens, estudantes do primeiro ano em universidades de Lisboa, foram intercetadas no aeroporto, no dia 7 de dezembro, e escondiam a droga nas malas.
A dupla estava na posse de "seis pacotes" de "um pó branco suspeito" com um "peso total de 7.08 quilogramas e outros sete pacotes de 7.94 quilogramas", de acordo com a informação cedida pela polícia A substância foi testada e acusou positivo para cocaína.
Na altura, disseram à polícia que estavam a transportar os pacotes, mas que não sabiam que era cocaína.
Em tribunal, as jovens disseram ainda foi uma pessoa de Los Angeles, nos Estados Unidos, que as instruiu a transportar os pacotes. A viagem, toda paga por essa pessoa, começou na Cidade de Luxemburgo, passou por Sydney, Austrália, Nadi, nas Fiji, e, finalmente, Port Moresby.
O destino seria levar a droga para Brisbane, na Austrália, onde valeria 5.2 milhões de dólares australianos, mais de 3 milhões de euros.
A dupla está atualmente sob a custódia da Autoridade para a Imigração e Cidadania, na Centro de Imigração de Bomana, e deverá voltar a tribunal no dia 13 de fevereiro de 2025.
A imprensa local escreve ainda que uma das jovens estava a viver na Amadora e outra em Lisboa.
O Notícias ao Minuto entrou em contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros para saber se o Governo tem conhecimento do caso, mas não obteve resposta até ao momento.
Leia Também: Detidos no Brasil após tentarem viajar com cocaína para Portugal e França