Morreu Jimmy Carter, antigo presidente dos Estados Unidos e vencedor do Prémio Nobel da Paz, confirmou o filho ao jornal The Washington Post e revelou o Carter Center através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter). Tinha 100 anos, cumpridos em 1 de outubro deste ano.
James Earl Carter Jr. ingressou no Partido Democrata em 1962 e foi eleito para a Assembleia Legislativa da Georgia - estado norte-americano onde nasceu - dois anos depois.
No início da década de 1970, assumiu o cargo de governador da Georgia, durante um mandado onde se destacou pelas políticas que nunca deixaram de parte os direitos dos negros e das mulheres.
Chegou a presidente dos EUA em 1977 e permaneceu no cargo até 1981. Para 'alcançar' o cargo venceu o então presidente Gerald Ford por uma margem de votos tangencial - e numa América ainda marcada pelo escândalo 'Watergate' que forçou o Presidente Richard Nixon a demitir-se.
Carter assumiu o cargo de 39.º Presidente dos Estados Unidos apenas durante quatro anos. Acabaria por perder a disputa com Ronald Reagan, um antigo ator de Hollywood e senador republicano, quando se candidatou à reeleição.
Our founder, former U.S. President Jimmy Carter, passed away this afternoon in Plains, Georgia. pic.twitter.com/aqYmcE9tXi
— The Carter Center (@CarterCenter) December 29, 2024
Conhecido pelo sorriso fácil, distinguiu-se também por uma governação em prol da paz, o que lhe valeu o Prémio Nobel nessa categoria, em 2022.
"Jimmy Carter não ficará provavelmente na história americana como o presidente mais eficaz, mas é certamente o melhor ex-presidente que o país jamais teve", declarou em dezembro de 2002 o presidente do Comité Nobel, Gunnar Berge, durante a cerimónia solene de entrega do galardão.
Após abandonar a Casa Branca, Jimmy Carter fundou o Carter Center, em 1982, para promover o desenvolvimento, a saúde e a resolução de conflitos no mundo.
O democrata, que votou por correio nas últimas eleições norte-americanas na candidata presidencial Kamala Harris - cumprindo um dos seus últimos desejos -, tinha sido submetido a tratamentos para tentar travar uma forma agressiva de melanoma, com tumores que se espalharam ao fígado e ao cérebro.
A sua última aparição pública aconteceu em novembro de 2023, durante o funeral da sua mulher, Rosalynn.
Retirado de toda a vida pública, Jimmy Carter beneficiava de cuidados paliativos na sua casa em Plains, estado da Georgia, desde fevereiro de 2023. Era o mais velho presidente norte-americano ainda vivo.
[Notícia atualizada às 22h04]
Leia Também: Administração Biden destaca cooperação com Panamá em segurança e migração