Abbas sublinha apoio de Jimmy Carter ao povo palestiniano

O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, enviou segunda-feira uma mensagem de condolências à família de Jimmy Carter, salientando o seu legado como primeiro Presidente dos EUA a reconhecer o direito da Palestina à autodeterminação.

Notícia

© Michael M. Santiago/Getty Images

Lusa
31/12/2024 00:03 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

Óbito

 "Juntamo-nos a vós, juntamente com inúmeros admiradores em todo o mundo, no luto por esta perda profunda. Em nome do povo palestiniano e em meu nome pessoal, apresento as nossas mais profundas condolências à sua família e entes queridos", declarou Abbas em comunicado.

 

Abbas recordou que Carter foi "o primeiro presidente americano a reconhecer o direito do povo palestiniano à autodeterminação".

Segundo Abbas, o antigo presidente demonstrou "um empenhamento inabalável na dignidade humana e na procura da paz".

Carter "pronunciou-se corajosamente contra a injustiça, incluindo a realidade do apartheid israelita, e defendeu a causa da paz em vez da violência e da guerra", acrescentou Abbas.

O antigo Presidente dos EUA publicou em 2006 um livro baseado nas suas conversas com o então Primeiro-Ministro israelita Menachem Beguin e com o Presidente Anwar El Sadat sobre o conflito israelo-palestiniano.

O texto, intitulado "Palestina: Paz e não Apartheid", critica o estabelecimento de colonatos israelitas como um dos principais obstáculos à paz no Médio Oriente.

Leia Também: Papa lamenta morte do antigo presidente dos EUA Jimmy Carter

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas