FBI divulga vídeos de suspeito com bombas antes do ataque ao Capitólio

Ainda que o organismo tenha recebido mais de 600 informações e oferecido uma recompensa de 500 mil dólares (485.785 euros), não foi possível identificar o suspeito até agora.

NotíciaVídeo

© FBI

Notícias ao Minuto
03/01/2025 15:19 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) divulgou, na quinta-feira, várias imagens de videovigilância que mostram um indivíduo a colocar engenhos explosivos improvisados em diversos locais de Washington, na noite anterior ao ataque ao Capitólio, que ocorreu a 6 de janeiro de 2021, numa tentativa de revitalizar a investigação de quatro anos.

 

Os vídeos, que foram gravados a 5 de janeiro de 2021, mostram o sujeito a colocar uma bomba junto a um banco no exterior do edifício do Comité Nacional Democrata, assim como junto à sede do Comité Nacional Republicano, ambos perto do Capitólio.

Ainda que o organismo tenha recebido mais de 600 informações e oferecido uma recompensa de 500 mil dólares (485.785 euros), não foi possível identificar o suspeito até agora.

“Um pormenor que não tinha sido divulgado anteriormente é a estimativa do FBI de que o suspeito tinha cerca de 1.70 metros de altura. O suspeito usava uma máscara facial, uma camisola cinzenta com capuz e luvas pretas. Utilizou uma mochila para transportar cada um dos dispositivos. Calçava ténis Nike Air Max Speed Turf, pretos e cinzentos com um logótipo Nike amarelo. Menos de 25 mil destes ténis foram vendidos entre agosto de 2018 e janeiro de 2021”, detalhou o organismo, no comunicado que acompanhava as imagens.

As bombas, que foram desativadas pelas autoridades e não detonaram, foram descobertas no mesmo dia em que os apoiantes de Donald Trump invadiram o Congresso norte-americano, para evitar que a derrota do republicano nas eleições de 2020 fosse certificada.

“Continuamos a acreditar que há alguém por aí que tem informações que talvez não se tenha apercebido que eram importantes até agora. Pedimos-lhe que se apresente para partilhar essa informação com o FBI”, apelou.

Recorde-se que apoiantes de Trump entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, enquanto os membros do Congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do presidente-eleito, Joe Biden, nas eleições de novembro.

As autoridades de Washington decretaram o recolher obrigatório entre as 18h00 e as 06h00 locais (entre as 23h00 e as 11h00 em Lisboa). Pelo menos quatro pessoas morreram e há mais de 200 arguidos nos 50 estados norte-americanos.

Trump nunca reconheceu a sua derrota nas eleições, nem a sua alegada implicação no incitamento ao assalto Congresso.

Leia Também: Biden condecora líderes da investigação à invasão do Capitólio dos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas