Detido ex-chefe das Forças Armadas hondurenhas envolvido em golpe de Estado

As forças de segurança das Honduras detiveram hoje o ex-chefe de Estado-Maior das Forças Armadas Romeo Vasquez, envolvido no golpe de Estado de 28 de junho de 2009 contra o então presidente Manuel Zelaya.

Notícia

© ORLANDO SIERRA/AFP via Getty Images

Lusa
05/01/2025 19:00 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Honduras

Em comunicado, o Ministério Público (MP) indicou que Vasquez foi detido juntamente com ex-vice-chefe da instituição militar Venâncio Cervantes e o ex-comandante do Comando de Operações Especiais Carlos Roberto Puerto.

 

Os três são suspeitos de crimes de homicídio e de ofensa à integridade física contra os cidadãos Isis Obed Murilo e Alex Roberto Zavala, apoiantes de Manuel Zelaya, marido da atual presidente das Honduras, Xiomara Castro.

O Ministro da Segurança das Honduras, Gustavo Sánchez, indicou que as três detenções foram realizadas pela Polícia Nacional em coordenação com o Ministério Público em Tegucigalpa e La Paz, na região central das Honduras.

De acordo com as investigações, a atuação dos militares foi "brutalmente desproporcional, uma vez que dispararam indiscriminadamente com espingardas de alta potência e alto calibre (M16) contra cidadãos que exerciam o seu direito de manifestação pacífica".

"A sua negligência e inação constituíram graves violações dos direitos humanos, deixando os manifestantes à mercê de uma força militar que agiu com violência desumana e excessiva", afirmou o Ministério Público.

O antigo chefe das Forças Armadas esteve envolvido no derrube de Manuel Zelaya ao promover uma consulta popular destinada a reformas constitucionais, ignorando os impedimentos legais que a Justiça do seu país então alegava.

Leia Também: Honduras avisa que deportações dos EUA podem pôr em causa base militar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas