Um homem foi detido, esta tarde de quarta-feira, depois de ter tentado entrar no Capitólio dos Estados Unidos munido com uma catana e três facas.
"Pouco depois das 14h00 [19h00 em Lisboa], os nossos agentes detiveram e prenderam um homem que tentou entrar com uma catana no Centro de Visitantes do Capitólio (CVC)", detalhou a Polícia do Capitólio, na rede social X (antigo Twitter).
As autoridades detetaram que o indivíduo tinha as armas dentro de um saco "durante o controlo de segurança nas portas norte do CVC".
"Foram encontradas três facas no saco, juntamente com a catana. O controlo de segurança foi temporariamente interrompido no lado norte do CVC enquanto investigávamos", complementaram, assegurando que fornecerão mais informações quando for possível.
O homem enfrenta várias acusações de porte de armas perigosas.
Just after 2:00 p.m., our officers stopped and arrested a man who tried to get a machete into the Capitol Visitor Center (CVC).
— The U.S. Capitol Police (@CapitolPolice) January 8, 2025
THREAD: pic.twitter.com/7XFL4wNt6d
Recorde-se que o presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, comparecerá hoje na câmara ardente do ex-chefe de Estado Jimmy Carter, no Capitólio, em Washington.
O magnata republicano, que assumirá o poder em 20 de janeiro, visitará o Congresso para se reunir com senadores do seu partido e aproveitará para prestar homenagem ao antigo presidente democrata (1977-1981), que morreu a 29 de dezembro, aos 100 anos.
Os restos mortais de Carter estão desde terça-feira na Rotunda do Capitólio, espaço onde tradicionalmente têm lugar as despedidas das grandes personalidades do país e que está aberto ao público para que centenas de pessoas possam prestar a última homenagem ao antigo líder.
O funeral de Estado realiza-se na quinta-feira na Catedral de Washington, onde se espera a participação de Trump, do presidente cessante, Joe Biden, e de outros antigos dirigentes do país e também estrangeiros.
Portugal estará representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
As homenagens a Carter começaram no sábado na sua cidade natal, Plains (estado da Geórgia), e na terça-feira o seu corpo foi transferido para Washington a partir de uma capela funerária instalada no Centro Presidencial Carter, em Atlanta.
À chegada à capital norte-americana, o caixão de Carter foi transportado em procissão até às escadarias do Capitólio e foi instalado na emblemática Rotunda, onde aguardavam a vice-presidente do país, Kamala Harris, e o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson.
[Notícia atualizada às 21h02]
Leia Também: Trump estará hoje no Capitólio na câmara-ardente de ex-presidente Carter