Autoridades conseguiram impedir do ataque do EI a mausoléu xiita em Damasco

As novas autoridades sírias anunciaram hoje que conseguiram frustrar um ataque do grupo Estado Islâmico (EI) contra o mausoléu de Sayyeda Zeinab, um local venerado pelos xiitas a sul da capital Damasco.

Notícia

© OZAN KOSE/AFP via Getty Images

Lusa
11/01/2025 11:29 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Síria

Uma fonte dos serviços de informação sírios, citada pela agência oficial SANA, adiantou que as forças de segurança "conseguiram frustrar uma tentativa do EI de realizar um ataque bombista dentro do mausoléu de Sayyeda Zeinab", acrescentando que várias pessoas foram detidas.

 

"A operação levou à detenção das pessoas envolvidas nesta tentativa de cometer um grande ato criminoso contra o povo sírio", acrescentou a mesma fonte, que divulgou ainda fotografias de dois alegados detidos algemados e vendados.

Segundo a agência oficial, os serviços de informações estão a usar "todas as suas capacidades para enfrentar estas tentativas de ataques contra o povo sírio", sem fornecer mais detalhes.

Em 08 de dezembro de 2024, uma coligação rebelde islamita derrubou o regime do Presidente Bashar al-Assad e tomou o poder na Síria, desencadeando um processo de transição em que as novas autoridades se comprometeram a resolver os principais problemas do país, devastado por uma guerra civil iniciada em 2011.

Desde a derrube do regime de Bashar al Assad, as novas autoridades que tomaram Damasco têm levado a cabo várias operações para deter membros do anterior Governo e de outras organizações armadas.

O novo Governo interino sírio é controlado pela aliança islâmica Hayat Tahrir al Sham (HTS, em árabe), herdeira do antigo afiliado da Al Qaeda na Síria, mas desde que chegou ao poder prometeu que o processo de transição integrará todas as comunidades na Síria.

Nas últimas semanas, várias organizações e países alertaram que a atual mudança no país pode favorecer o ressurgimento do Estado Islâmico, organização que foi derrotada em 2019, mas que continua a operar principalmente no vasto deserto central da Síria.

Leia Também: Primeiro-ministro libanês iniciou hoje visita à Síria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas