OK. Venha na sexta-feira a Kyiv", escreveu Zelensky em inglês na sua conta da rede social X (antigo Twitter), numa mensagem em que também partilhou a carta de Fico, que tinha proposto que a reunião se realizasse em território eslovaco o mais brevemente possível.
Zelensky criticou em diversas ocasiões o chefe do Governo eslovaco pela sua alegada subserviência em relação a Moscovo.
O dirigente eslovaco censurou à Ucrânia a decisão de não renovar com a empresa russa Gazprom o contrato para a passagem de gás russo através do seu território, devido aos prejuízos económicos que tal decisão implicará para a Eslováquia.
Kyiv suspendeu a passagem do gás russo pelo seu território para não contribuir para o financiamento da agressão militar russa ao seu país.
Ok. Come to Kyiv on Friday. pic.twitter.com/9lOSLCR7FD
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) January 13, 2025
Zelensky afiançou no domingo que a Ucrânia tinha oferecido à Eslováquia ajuda para aliviar os efeitos da interrupção do fornecimento de gás russo.
"Fico recusou-a arrogantemente", afirmou o Presidente ucraniano, referindo-se na mensagem ao estilo de vida alegadamente luxuoso do chefe do Governo eslovaco e aos seus "negócios obscuros com Moscovo".
Robert Fico deslocou-se em outubro à região ucraniana de Uzhgorod para se reunir com o primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmygal, mas não se encontrou com Zelensky nem visitou Kiev.
Leia Também: Fico desafia Zelensky para reunião após Kyiv cortar abastecimento de gás