Macron diz que surge "uma esperança de mudança" com Nawaf Salam no poder

O Presidente de França, Emmanuel Macron, congratulou hoje Nawaf Salam, que foi nomeado primeiro-ministro do Líbano, referindo "há esperança de mudança" para o país, após a "eleição do Presidente Joseph Aoun".

Notícia

© LUDOVIC MARIN/POOL/AFP via Getty Images

Lusa
13/01/2025 22:55 ‧ há 14 horas por Lusa

Mundo

Líbano

Na rede-social X (antigo Twitter), o chefe de Estado francês enviou a Salam, até então presidente do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), "todo o sucesso na formação de um governo ao serviço de todo o povo libanês".

 

O novo chefe de Estado libanês, Joseph Aoun, nomeou hoje o presidente do TIJ, Nawaf Salam, como primeiro-ministro encarregado de formar um novo governo, revelou a Presidência.

"[Joseph Aoun] convocou o juiz Nawaf Salam para lhe confiar a formação do Governo, sabendo que se encontra atualmente no estrangeiro e que deverá regressar amanhã [terça-feira ao Líbano]", anunciou o diretor-geral da Presidência da República, Antoine Chouqeir, no final das consultas parlamentares.

O general Joseph Aoun foi eleito como novo Presidente do Líbano a 09 de janeiro, pondo fim a um vácuo de poder que durou mais de dois anos, desde o fim do mandato do último chefe de Estado.

Aoun foi eleito na segunda volta, com 99 votos dos 128 deputados. Na primeira ronda, o general conseguiu apenas 71 votos e os restantes foram em branco ou anulados, uma mensagem de força do movimento xiita Hezbollah e aliados.

 

JML (JSD) // RBF

Lusa/Fim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas