Na rede-social X (antigo Twitter), o chefe de Estado francês enviou a Salam, até então presidente do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), "todo o sucesso na formação de um governo ao serviço de todo o povo libanês".
O novo chefe de Estado libanês, Joseph Aoun, nomeou hoje o presidente do TIJ, Nawaf Salam, como primeiro-ministro encarregado de formar um novo governo, revelou a Presidência.
"[Joseph Aoun] convocou o juiz Nawaf Salam para lhe confiar a formação do Governo, sabendo que se encontra atualmente no estrangeiro e que deverá regressar amanhã [terça-feira ao Líbano]", anunciou o diretor-geral da Presidência da República, Antoine Chouqeir, no final das consultas parlamentares.
O general Joseph Aoun foi eleito como novo Presidente do Líbano a 09 de janeiro, pondo fim a um vácuo de poder que durou mais de dois anos, desde o fim do mandato do último chefe de Estado.
J’ai félicité Nawaf Salam pour sa nomination comme Premier ministre et lui ai adressé tous mes vœux de succès pour former un gouvernement au service de tous les Libanais.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) January 13, 2025
Après l’élection du Président Joseph Aoun, un espoir de changement se lève pour le Liban.
Aoun foi eleito na segunda volta, com 99 votos dos 128 deputados. Na primeira ronda, o general conseguiu apenas 71 votos e os restantes foram em branco ou anulados, uma mensagem de força do movimento xiita Hezbollah e aliados.
JML (JSD) // RBF
Lusa/Fim