Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 0,86% e o alargado S&P500 avançou 0m16%, ao passo que o tecnológico Nasdaq perdeu 0,38%.
A sessão consistiu em "uma retoma muito modesta" depois dos movimentos baixista da semana passada, disse Christopher Low, da FHN Financial, à AFP.
Na sexta-feira, o recuo dos principais índices, causado pela divulgação de bons números relativos à criação de emprego (mais do que esperado) "foi espetacular", apesar de que "um bom relatório não implica necessariamente que a Fed não possa fazer nada este ano", relativizou Low.
Os investidores esperam agora os relatórios sobre os índices de preços na produção (PPI, na sigla em Inglês) e no consumidor (CPI), que podem dar mais indicações dobre o rumo privilegiado pela Fed.
Os investidores antecipam uma inflação estável ou em alta, "porque as empresas começam a antecipar a possibilidade das taxas alfandegárias. Já aumentaram as suas encomendas, o que exerce uma pressão sobre a oferta (...), o que, segundo inquéritos, levou a aumentos de preços", detalhou Low.
No mercado acionista, "os títulos tecnológicos, em particular os sete maiores, continuam sob pressão e não se portam tão bem como os industriais", detalhou Low.
Assim, o conglomerado dos semicondutores, Nvidia, recuou 1,97%, depois de o governo de Joe Biden ter apresentado novas regras sobre as exportações de tecnologias de inteligência artificial, para impedir os adversários de acederem às últimas inovações, o que já motivou críticas da China e dos industriais norte-americanos afetados.
Leia Também: Wall Street sem tendência definida com tecnológicas a pressionarem