Duas jovens de 18 anos estão internadas nos cuidados intensivos na sequência da queda de um teleférico na estância de esqui espanhola de Astún, nos Pirinéus. Segundo a imprensa local, que cita o governo regional de Aragão, uma das jovens está internada para observação e outra encontra-se com prognóstico reservado.
O acidente ocorreu na manhã de sábado, quando uma roldana do teleférico, que transportava 80 pessoas, falhou e provocou a perda de tensão do cabo, a queda de algumas cadeiras e a desestabilização grave de outras.
As autoridades locais avançaram que 30 pessoas tinham ficado feridas no incidente e, do total de vítimas, dez foram encaminhadas para unidades hospitalares, enquanto as restantes 20 tiveram alta "no local".
Uma das jovens em estado grave foi transportada para o Hospital Clínico Universitário Lozano Blesa e a outra para o Hospital Miguel Servet, ambos em Saragoça.
A estância de esqui reabriu no domingo, um dia após o acidente. O teleférico que se despenhou permanece fechado para permitir que os investigadores trabalhem no esclarecimento das circunstâncias da avaria, disse Andres Pita, diretor-adjunto da empresa que gere a estância, Eivasa.
Foram iniciadas três investigações paralelas, explicou Pita: uma pela polícia, outra dirigida "pelo governo de Aragão e a nossa, efetuada pelos nossos técnicos e pelo fabricante" das telecadeiras.
Leia Também: Reaberta estância de esqui espanhola onde teleférico se despenhou