Ucrânia recusa que Trump e Putin discutam sozinhos: "Não vai acontecer"

O gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, referiu que era preciso 'acordar' Putin para a" realidade", sublinhando que conversações sobre o fim da guerra sem a intervenção de Kyiv não vão existir.

Notícia

© Hollie Adams/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto
24/01/2025 18:41 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, estão a postos para conversarem - ou mesmo reunir-se -, mas Kyiv não quer sentir-se de fora, e diz que ser excluído destas conversações não faz sentido.

 

"[Putin] quer negociar o destino da Europa - sem a Europa. e quer falar sobre a Ucrânia sem a Ucrânia", escreveu o chefe de gabinete presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, numa publicação citada pela Agência France-Presse.

Na missiva, Andriy Yermak acrescentou que eventuais negociações sobre a Ucrânia - sem a mesma - não iriam acontecer. "Isso não vai acontecer. Putin precisa de voltar à realidade, ou vai ser trazido. Não é assim que as coisas funcionam no mundo moderno".

As declarações de Kyiv surgem depois de uma troca de 'marcações de agenda' entre Trump e Putin, este último que espera um telefonema do novo presidente norte-americano, mas, saliente-se, gostava também de se reunir com ele.

"Seria bom se nos encontrássemos, tendo em conta a realidade atual, e discutíssemos calmamente todas as questões que são do interesse tanto dos Estados Unidos como da Rússia", referiu Putin numa entrevista dada hoje à estação estatal russa.

Leia Também: Putin "espera" telefonema de Trump 'para' acabar com guerra na Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas