Guinness revela as coisas mais fedorentas do mundo (há queijo e há fruta)

Guinness World revela algumas das coisas mais mal cheirosas do mundo. Fruta, flor? Eis as coisas mais fedorentas do mundo

Notícia
AnteriorSeguinte

© Costfoto/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
03/02/2025 09:50 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Olfato

Os cheiros são como os gostos, normalmente, não se discutem. Porém, há cheiros que todos os olfatos abominam e há até estudos, segundo o site brasileiro Globo, que dizem que as moléculas mais pesadas e "espalhadas" tendem a ser mais fedorentas e as mais leves e compactas mais agradáveis.

 

O que é certo é que há alimentos (e não só) que são tão mal-cheirosos que entraram para Guinness World Records.

Queijo Vieux-Boulogne - Este queijo de vaca francês, maturado durante 7 a 9 semanas, foi considerado, em 2004, o mais fedorento do mundo por cientistas da Universidade de Cranfield, no Reino Unido. O seu cheiro era tão forte que foi descrito por um jornalista como "odor de curral repleto de esterco" e, em França, é proibido levá-lo num transporte público.

Rafflesia Arnoldii – Apelidada de flor cadáver, esta planta exala cheiro de carne podre para atrair moscas polinizadoras.

Jacu-cigano (Opisthocomus hoazin) – É o pássaro mais fedorento do mundo. Vive na Amazónia e fermenta a comida (folhas) no intestino, o que faz com que produza um cheiro semelhante ao esterco.

Durian - É a fruta mais mal-cheirosa do mundo. No entanto, apesar do seu aroma peculiar a "enxofre, esgoto, fruta podre", como muitos descrevem, é um sucesso no Sudoeste Asiático, uma vez que é uma fruta doce e saborosa.

Sapo fedorento – O Aromobates Nocturnus, só descoberto em 1991, vive na Venezuela e é o sapo mais fedorento do mundo. Mede apenas 6,2 cm de comprimento é pertence à família dos famosos sapos venenosos Dendrobatidae. Quando ameaçado, o animal produz uma secreção cutânea que contém o mesmo composto das emissões fétidas dos marsupiais.

Surströmming ou tofu fermentado? - Estes dois pratos disputam o recorde de mais fedorento do mundo. O primeiro é um prato sueco feito à base de um peixe do Mar Báltico fermentado. Viscoso… e com cheiro a ovos podres.

Já o tofu fermentado é uma iguaria de Taiwan cujo odor é comprado ao de lixo podre. Contudo, apesar do seu aroma nada agradável, muitos se deliciam com ele.

Leia Também: Vanessa Martins reage a bruma: "O cheiro do Pipy de todas as portuguesas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas