Venezuela pede a Alba-TCP para enfrentarem em conjunto deportações

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs na segunda-feira aos países da Aliança Bolivariana das Américas -- Tratado de Comércios dos Povos (Alba-TCP) avançarem com uma política conjunta para enfrentar as deportações maciças ordenadas pelos Estados Unidos.

Notícia

© Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images

Lusa
04/02/2025 06:55 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Venezuela

"Coordenação para exigir o respeito pelos migrantes dos nossos países, pelos seus direitos humanos, laborais e também para garantir, nos casos em que seja dessa forma, o regresso digno aos nossos países para se tornarem pessoas, cidadãos integrados e produtivos em cada um dos nossos países", disse.

 

Maduro fez o apelo durante a XII Cimeira Extraordinária da Alba-TCP, que decorreu 'online' e na qual participaram, entre outros, os dirigentes de Cuba, Bolívia e Nicarágua.

Maduro explicou que há mais de dois anos que a Venezuela conta com o programa Regresso à pátria (Vuelta a la Patria) e apontou a aplicação de sanções internacionais ao país com uma das razões da migração venezuelana.

Por outro lado, acusou a oposição venezuelana de aproveitar-se da migração e atacou a Organização Internacional das Migrações (OIM) que disse ser "inimiga da Venezuela".

"A OIM tem servido de instrumento criminoso e macabro contra a Venezuela, [é] um centro de negócios, de corrupção, de corruptos, de bandidos. A OIM atacou o nosso país e utilizou a questão da migração como um negócio para enriquecer (...) e o antigo Presidente [Iván] Duque na Colômbia", disse.

Apesar de organizações internacionais, incluindo a R4V, da ONU, darem conta de que 7,8 milhões de cidadãos da Venezuela emigraram nos últimos anos, Nicolás Maduro afirmou que foram 2,5 milhões, dos quais 1,25 milhões terão já regressado ao país.

Maduro propôs ainda que o Banco del Alba - fundado em Caracas, em 2008, pelos presidentes dos membros da ALBA-TCP - destine 10 milhões de dólares (9,69 milhões de euros) para um fundo destinado à reinserção dos migrantes.

"Um fundo rotatório que nos permita atender em parte esta situação e converter o regresso de boa parte dos nossos irmãos que tiveram que emigrar (...) em uma oportunidade para gerar atividade económica benéfica para os nossos países", disse.

Propôs ainda debater o desmantelamento de organizações criminosas de tráfico humano conhecidas como 'coyotes' às quais relacionou "altos dirigentes da oposição extremista, corrupta e bandida" da Venezuela.

Leia Também: Oposição diz negociar com EUA para evitar deportações de venezuelanos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas