Bangladesh condena vandalismo contra casa do pai de ex-primeira-ministra

O Governo interino do Bangladesh, liderado pelo Nobel da Paz Muhammad Yunus, lamentou hoje a destruição parcial da residência/museu do pai da antiga primeira-ministra Sheikh Hasina (2009-2024), vandalizada quarta-feira à noite por manifestantes.

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/02/2025 14:12 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Bangladesh

"A ira pública foi provocada pelos comentários provocatórios de Sheikh Hasina, que está atualmente em fuga na Índia, e que provocaram uma indignação popular profunda, que se manifestou neste ataque", afirmou o executivo interino do Bangladesh num comunicado.

 

O Governo indicou que o vandalismo "inesperado e indesejado", perpetrado com uma escavadora, resultou na destruição parcial da residência do pai de Hasina, Sheikh Mujibur Rahman.

Hasina, que esteve ininterruptamente no poder durante os últimos 15 anos, foi forçada a abandonar o país a 05 de agosto, após várias semanas de violentos tumultos iniciados por estudantes, que foram duramente reprimidos e causaram centenas de mortes.

A antiga primeira-ministra, cuja extradição está a ser solicitada pelo Governo interino a Nova Deli, enfrenta vários processos penais no Bangladesh, incluindo acusações de homicídio, tortura, rapto, crimes contra a humanidade, orquestração de desaparecimentos forçados e genocídio.

Os discursos da antiga primeira-ministra a partir de Nova Deli, dirigidos maioritariamente aos seus correligionários da Liga Awami, têm sido marcados pela rejeição das acusações de que é alvo.

"Se Sheikh Hasina se abstiver de fazer declarações, é possível evitar novos incidentes", acrescentou o Governo interino.

Considerado o pai fundador do Bangladesh, Mujibur Rahman desempenhou um papel importante na guerra de independência do país contra o Paquistão em 1971.

Rahman foi assassinado na casa localizada em na capital, Daca, juntamente com a maior parte da sua família em 15 de agosto de 1975 por um grupo de opositores militares.

A casa foi posteriormente convertida em museu, ilustrando a vida em família do fundador com o seu mobiliário e objetos pessoais, e assinalando os locais onde Rahman e os familiares foram assassinados.

Leia Também: Anterior regime do Bangladesh deteve crianças e mães em centros secretos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas