Os agentes imobiliários tem a missão de ajudar aqueles que querem vender as suas casas a encontrar o melhor negócio, e de ajudar a quem quer comprar ou alugar casa a fazê-lo pelos preços mais simpáticos do mercado.
Porém, as agências imobiliárias são negócios que também têm que procurar a sua rentabilidade, o que pode significar que precisam de recorrer a práticas que podem ser questionáveis.
Assim o explica a investidora imobiliária Barbara Gurrea, que no seu TikTok partilha algumas dicas e conselhos para atuar no setor. No seu último vídeo, a espanhola revela uma prática relativamente nova que, segundo ela, está a ser levada a cabo por empresas imobiliárias e que, na sua opinião, pode ser considerada pouco "ética".
Esta consiste em deixar um bilhete, supostamente escrito à mão, em casas que estão à venda ou não, informando o proprietário da mesma que estão interessados em comprar aquela residência.
Segundo esta especialista, em alguns casos, os proprietários podem não estar a "pensar vender as suas casas, mas ao ver o papel, começam a pensar no assunto".
Este papel, escrito à mão, leva os proprietários a pensar que foi escrito no momento em que foi entregue, por alguém muito interessado na compra, porém, refere Barbara, uma leitura mais atenta revela que se trata de uma cópia de um bilhete que foi fotocopiado várias vezes e entregue em várias casas. Assim, desengane-se se acha que a sua casa é especial só porque recebeu um bilhete escrito à mão pois pode não ser o único.
Veja a explicação desta especialista mais em pormenor no vídeo acima.
Leia Também: Imobiliário de luxo? Lisboa está na mira dos investidores