Vários vídeos publicados na rede social X (ex-Twitter) mostram o momento em que o forte terramoto de magnitude 7,6 atingiu o Mar das Caraíbas, no sábado.
Um dos vídeos, captado em Olanchito, Yoro, nas Honduras, mostra a água a escorrer pelos lados de uma piscina. Também nas Honduras há imagens de produtos a cair das prateleiras de um supermercado.
Enquanto outro vídeo, de Porto Rico, refere os alertas urgentes de evacuação e mostra a agitação nas zonas costeiras.
Há ainda outro que mostra o mar agitado em Tela, nas Honduras.
WITNESS THE POWER!
— Facts Prime (@factsprime35) February 9, 2025
7.6 Earthquake rocks Caribbean Sea, felt strongly in Honduras!
Videos capture the intensity from Olanchito, Yoro, Honduras.
Tsunami warnings issued for Cuba, Honduras & Cayman Islands#HondurasEarthquake #CaribbeanEarthquake #Tsunamipic.twitter.com/CZ77bC29EC
BREAKING : Tsunami threats sirens have been activated across Puerto Rico following a 7.6-magnitude earthquake in the Caribbean Sea near the Cayman Islands.#earthquake, Mar Caribe, USGS pic.twitter.com/u5abPSgCxG
— Homskyra (@homskyra) February 9, 2025
🇭🇳 REPORTAN ALTERACIONES EN EL OLEAJE DE TELA TRAS SISMO CARIBEÑO
— ULTIMA HORA EN 𝕏 (@ultimahoraenx) February 9, 2025
De acuerdo con informes preliminares, las playas de Tela, Honduras, experimentan movimientos inusuales en su oleaje tras el terremoto registrado. La zona permanece bajo alerta amarilla por posible tsunami mientras… pic.twitter.com/akekpTGkPS
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico comunicou inicialmente o terramoto como sendo de magnitude 8, o que o tornava no maior terramoto a atingir o planeta Terra desde 2023, mas depois a intensidade acabou por ser revista para 7,6.
Já o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) inicialmente tinha estimado que o abalo tinha tido uma magnitude de 6,89.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original), o abalo deu-se sensivelmente a meio do Mar das Caraíbas, entre países como Cuba, Jamaica, República Dominicana, Honduras e Belize.
Foi emitido um alerta de tsunami para Cuba, Jamaica, México, Costa Rica e Haiti, abrangendo também as ilhas Caimão, Honduras, Baamas, Belize, Panamá, Nicarágua e Guatemala.
Este domingo, o Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos cancelou todos os alertas de tsunami que tinham sido ativados no sábado.
Avisou, no entanto, que, em algumas zonas, são observadas correntes invulgares.
Leia Também: Cancelados alertas de tsunami após sismo de 7,6 nas ilhas Caimão