Mais de 1.100 tartarugas-oliva ('Lepidochelys Olivacea') deram à costa nas praias do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, durante o mês de janeiro. As razões para as mortes não são claras, mas acredita-se que possam estar relacionadas com a época de reprodução e a pesca.
"Nunca ouvi falar de um número tão elevado de tartarugas encalhadas nas praias de Tamil Nadu, pelo menos nas últimas três décadas", disse Kuppusamy Sivakumar, professor de ecologia na Universidade de Pondicherry, citado pelo The Guardian.
Segundo o jornal britânico, a maior parte das tartarugas encalhadas foram encontradas perto da capital do estado, Chennai, onde todos os anos as tartarugas se juntam para se reproduzirem. Normalmente, entre 100 e 150 tartarugas nidificam anualmente nas praias de Chennai.
Sivakumar explicou que as autópsias iniciais revelaram a existência de lesões pulmonares e muitas tartarugas tinham os olhos esbulhados, o que mostra que os répteis terão morrido sufocadas e afogadas.
Até ao momento, não foi possível apurar as causas das mortes, mas, de acordo com o professor, podem estar relacionadas com a época de pesca com rede na região.
Leia Também: Forças indianas matam 31 rebeldes maoistas e sofrem duas baixas