O Ministério liderado por Serguei Lavrov "defende firme e consistentemente os legítimos interesses nacionais da Rússia no atual e muito complexo cenário" internacional, referiu Putin na mensagem publicada na página oficial da Presidência russa (Kremlin) na internet.
Putin enfatizou que o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo "garante uma interação eficaz com a maioria dos Estados para construir uma ordem mundial multipolar justa, baseada no respeito mútuo, na supremacia do direito internacional e nos princípios de segurança".
"Isto é evidenciado, em particular, pelo trabalho profícuo da presidência russa dos BRICS -- grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Egito, Irão, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Indonésia - e pelo sucesso da cimeira do bloco em Kazan (na Rússia)", acrescentou a nota de felicitações.
Putin disse não ter dúvidas de que, no ano do 80º. aniversário da vitória sobre a Alemanha nazi, os diplomatas russos continuarão o seu trabalho para "combater quaisquer tentativas de falsificação da história, manifestações de neonazismo, russofobia e outras formas de discriminação com base na nacionalidade ou religião".
"Tal como antes, a defesa dos direitos dos nossos compatriotas requer uma atenção especial", enfatizou.
O Dia do Trabalhador Diplomático, feriado dedicado à diplomacia russa, celebra-se em 10 de fevereiro desde 2002, quando foi instituído por Vladimir Putin.
Leia Também: Presidência russa não confirma nem nega conversa entre Putin e Trump