O documento será rubricado durante um encontro bilateral entre a ministra da Defesa cabo-verdiana, Janine Lélis, e a homóloga do Luxemburgo, Yuriko Backes.
A governante cabo-verdiana já tinha sinalizado o interesse em "inaugurar um novo ciclo na cooperação com o Luxemburgo", durante a 2.ª Edição do Fórum Schuman sobre Defesa e Segurança, em maio de 2024, em Bruxelas.
Na altura, o Luxemburgo respondeu de forma positiva, "disponibilizando informações por meio de satélite, permitindo o reforço da segurança do território cabo-verdiano", segundo nota do Governo do arquipélago.
Cabo Verde tem uma forte comunidade emigrante no Luxemburgo e o país europeu é um dos mais importantes parceiros de cooperação do arquipélago.
O país tem procurado reforçar diferentes acordos internacionais com vista ao reforço da vigilância marítima, mantendo discussões em aberto com a União Europeia (UE) para acesso ao Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP).
Cabo Verde é um arquipélago formado por 10 ilhas e vários ilhéus, com cerca de 4.000 quilómetros quadrados (um pouco menos que o Algarve), mas uma extensa Zona Económica Exclusiva (ZEE) superior a 734.000 quilómetros quadrados (maior que a Ucrânia, maior país inteiramente europeu).
Leia Também: PE aprova acordo de pescas com Cabo Verde que inclui navios portugueses