"Os soldados do exército neutralizaram recentemente um suspeito que chegou num veículo perto da entrada da base da brigada regional de Samaria. O suspeito foi neutralizado depois de se ter aproximado de forma suspeita dos soldados", refere um comunicado militar.
Fontes de segurança palestinianas, citadas pela agência noticiosa WAFA, identificaram o palestiniano morto como Issa Riyad Isa Jabali, de 28 anos, residente na cidade de Beita, a sul de Nablus.
A morte de Isa Jabali eleva para 73 o número de palestinianos mortos por fogo israelita em 2025, incluindo pelo menos 11 crianças (seis delas em ataques aéreos israelitas), de acordo com dados da saúde palestiniana e do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
A província mais atingida -- e onde uma incursão militar israelita continua há 24 dias -- é a de Jenin, com 38 mortos e mais de uma centena de casas demolidas no campo de refugiados homónimo, ainda sitiado, onde mais de 15.000 pessoas fugiram das suas casas.
Segue-se a província de Tubas, no norte, com o cerco israelita ao campo de Faraa e pelo menos 15 mortos, e Tulkarem e os seus campos de refugiados, com oito vítimas mortais, incluindo uma mulher grávida de oito meses e um rapaz de 10 anos, mortos por tiros israelitas.
Em Nablus, pelo menos sete palestinianos foram mortos até agora este ano.
Leia Também: Israel nega autorização para equipamento pesado entrar em Gaza