Drone russo atingiu Chernobyl? Kremlin fala em "manipulação" de Kyiv

Segundo o presidente ucraniano, um drone russo carregado de explosivos atingiu uma estrutura da central nuclear de Chernobyl.

Notícia

© Sefa Karacan/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto
14/02/2025 11:26 ‧ há 1 semanas por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, desvalorizou, esta sexta-feira, as acusações do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que denunciou que um drone russo carregado de explosivos atingiu uma estrutura da central nuclear de Chernobyl.

 

"Provavelmente, estamos a falar de outra provocação, uma manipulação. É exatamente isso que o regime de Kyiv gosta e não hesita fazer", disse, em declarações aos jornalistas.

Esta manhã, Volodymyr Zelensky disse que um drone russo carregado de explosivos atingiu uma estrutura que evita fugas de radiação na central nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia.

"Esta estrutura de proteção foi construída pela Ucrânia em conjunto com outros países da Europa e do mundo, em conjunto com os Estados Unidos, em conjunto com todos aqueles que estão empenhados na verdadeira segurança da humanidade", disse.

De acordo com a Presidência da Ucrânia, os danos são significativos, mas os níveis de radiação não se agravaram até ao momento.

O vídeo da explosão de drone russo em Chernobyl:

O vídeo da explosão de drone russo em Chernobyl: "Ataque para o mundo"

A Agência Internacional de Energia Atómica revelou que não foi detetado qualquer aumento da radiação após um drone russo atingir parte da central nuclear de Chernobyl.

Notícias ao Minuto com Lusa | 08:19 - 14/02/2025

Também a Agência Internacional de Energia Atómica confirmou que um drone atingiu instalações de proteção do reator da central nuclear ucraniana, adiantando que não foi até agora detetado qualquer aumento da radiação.

Leia Também: Chefe da diplomacia da UE condena alegado ataque russo a Chernobyl

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas