A Casa Branca publicou, na terça-feira à tarde no X (ex-Twitter), um vídeo que mostra imigrantes algemados, prontos para embarcar num voo em Seattle, nos Estados Unidos, para serem deportados. No texto que acompanha a publicação, o vídeo é descrito como "deportação ASMR".
"ASMR: voo de deportação de estrangeiros ilegais", pode ler-se na página oficial da Casa Branca no X.
No vídeo, com 41 segundos de duração, podem ouvir-se algemas a tilintar, enquanto são retiradas de uma caixa e colocadas nos imigrantes, bem como o som do avião.
A publicação comprova o entusiasmo que a administração de Donald Trump tem em relação às deportações em massa.
ASMR é a sigla em inglês para Resposta Sensorial Meridiana Autónoma, que se refere aos sussurros ou outros sons que provocam arrepios por todo o corpo. O termo designa essa sensação agradável e formigante, conhecida popularmente na Internet como um "orgasmo cerebral".
Na quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos assinou uma ordem executiva para identificar e cortar os fundos federais destinados aos imigrantes em situação irregular no país.
De acordo com a Presidência norte-americana, a ordem executiva dá instruções aos departamentos e agências federais para identificarem todos os programas financiados pelo governo federal que atualmente concedem benefícios financeiros a "estrangeiros ilegais" e pede para tomarem "medidas corretivas".
De acordo com o jornal norte-americano New York Times, os imigrantes indocumentados são geralmente excluídos dos benefícios atribuídos pelas autoridades federais dos Estados Unidos.
Donald Trump que tomou posse como chefe de Estado norte-americano a 20 de janeiro prometeu levar a cabo a maior campanha de deportação da história dos Estados Unidos, comprometendo-se a expulsar milhões de imigrantes, na maior parte originários da América Latina.
Leia Também: EUA dizem a Papa para tratar da Igreja e deixar Trump lidar com migrantes