Um soldado norte-coreano, capturado em território ucraniano, concedeu uma entrevista onde fez uma revelação considerada chocante.
O homem, que admitiu nunca ter imaginado que seria enviado como militar para a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, disse que não pretende regressar a casa e que gostaria de desertar para a Coreia do Sul.
"Será que eles me podem acolher?", terá questionado, segundo noticia o South Korean Yonhap News Agency
O soldado em causa é um dos dois militares feridos que foram capturados pelo exército ucraniano no mês passado. Apesar de não ter sido revelada a sua identidade, sabe-se que nasceu em 1999, e alega que era uma tirador da Inteligência da Coreia do Norte.
Recorde-se que a Coreia do Norte enviou cerca de 11 mil militares para o terreno, para lutar ao lado das forças de Putin.
O The Mirror refere que não se sabe se a Coreia do Sul já estará informada sobre a vontade do soldado em mudar-se para sul mas, recorde-se, as autoridades do país já tinham afirmado que "os soldados norte-coreanos são nossos cidadãos, de acordo com a Constituição, e [que] planeia manter conversações com a Ucrânia se estes solicitarem ir para a Coreia do Sul".
Leia Também: Coreia do Sul vai desenvolver aplicação de IA após bloquear DeepSeek