Israel cria agência para "partida voluntária" dos palestinianos de Gaza

O ministro da Defesa israelita anunciou hoje a criação de uma agência especial para a "partida voluntária" dos palestinianos, na sequência do plano do presidente norte-americano, Donald Trump, de tomar o controlo de Gaza e remover os seus habitantes.

Notícia

© ATTILA KISBENEDEK/AFP via Getty Images

Lusa
17/02/2025 20:15 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"O ministro da Defesa, Israel Katz, realizou hoje uma reunião sobre a partida voluntária dos habitantes de Gaza, no final da qual decidiu criar uma agência especial para a partida voluntária dos habitantes de Gaza, no seio do Ministério da Defesa", refere um comunicado do Ministério da Defesa israelita.

 

A deslocação da população de Gaza foi sugerida pelo presidente norte-americano, Donald Trump, após o seu encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em Washington, e foi rapidamente aceite pelas autoridades israelitas.

"O plano inclui uma assistência alargada que permitirá a qualquer residente de Gaza que queira emigrar voluntariamente para um país terceiro receber um pacote que inclui, entre outras coisas, disposições especiais de saída por terra, mar e ar", refere o mesmo comunicado.

A deslocação da população palestiniana tem sido criticada por várias organizações de defesa dos direitos humanos, que defendem que tal se trata de um plano de limpeza étnica na Faixa de Gaza, devastada por 15 meses de guerra, que já provocou a morte de mais de 48 mil pessoas.

Leia Também: Ministro israelita insta ocupação de 10% de Gaza após 1.ª fase da trégua

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas