O químico italiano Francesco Rivella, mais conhecido como o 'pai' da Nutella, morreu na passada sexta-feira, 14 de fevereiro, aos 97 anos.
Francesco Rivella começou por trabalhar na Ferrero, a empresa do chocolate italiano, em 1952. Tinha 25 anos e tinha acabado de se formar em Química Bromatológica, em Turim, tendo trabalhado na "sala de química", onde eram analisados (e provados) vários produtos.
Amigo próximo de Michele Ferrero, trabalhou na empresa, sediada na cidade de Alba, por mais de 40 anos.
Anos mais tarde, apresentou a Nutella ao mundo. De acordo com a imprensa estrangeira, foram precisos vários anos para que a receita do creme de avelã fosse melhorada. Só em 1964 é que foi criado o primeiro 'pote' de Nutella.
No livro 'Mondo Nutella', o jornalista italiano Gigi Padovani recorda a viagem que Rivella e Ferrero fizeram pelo mundo à procura de doces para comprar, "não para os copiar, mas para torná-los melhor".
O dia 5 de fevereiro é o 'Dia Mundial da Nutella' desde 2007.
Un bell'articolo oggi su @LaStampa sul "mago della Nutella", ovvero Francesco Rivella, scomparso a 97 anni nello stesso giorno (14 febbraio) di Michele Ferrero, di cui fu principale collaboratore.
— Gigi Padovani (@padovani_gigi) February 16, 2025
Grazie a Roberto Fiori per la citazione del mio libro, in cui Rivella racconta pic.twitter.com/CSy8AfQuFr
Coincidentemente, Michele Ferrero morreu há 10 anos, também no dia 14 de fevereiro. O funeral de Francesco Rivella decorreu em Alba, cidade onde viveu desde que se reformou.
Leia Também: Cardiologista recomenda cinco alimentos para desobstruir as artérias