Segundo a guarda costeira, foi intercetado um navio de carga com bandeira liberiana, o 'CL Heidi', que tinha partido do porto líbio de Tobruk com 42 migrantes do sexo masculino.
As autoridades gregas detiveram dois homens acusando-os de tráfico humano.
Num segundo incidente, foram encontrados 65 migrantes na ilha de Gavdos, a sul de Creta, sendo que um homem precisou de assistência médica e foi levado para um hospital próximo.
O vice-ministro grego dos Assuntos Marítimos, Stefanos Gikas, afirmou hoje no parlamento que as autoridades estão a lidar com um aumento da imigração irregular desde o final de 2023, atribuído aos conflitos no Médio Oriente.
Gikas disse que 47.267 pessoas entraram ilegalmente na Grécia em 2024, sendo que 625 pessoas foram detidas e acusadas de tráfico de seres humanos.
A rota do Mediterrâneo Oriental é conhecida como a viagem que os migrantes irregulares fazem quando partem da Síria ou da Líbia e tentam entrar na Europa através da Grécia, do Chipre ou da Bulgária.
Em 2015 foi rota mais utilizada, quando milhares de sírios em fuga da guerra no seu país se refugiaram na União Europeia.
No ano passado, a Grécia reportou um aumento de 25% no número de chegadas de refugiados da guerra e da pobreza e um crescimento de 30% nos fluxos para Rodes e para o sudeste do Egeu, de acordo com o Ministério da Migração.
Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados referem que foram registadas 48.158 entradas de migrantes na Grécia em 2024, das quais mais de 42 mil através das ilhas do Mar Egeu e seis mil através da longa fronteira terrestre que separa a Grécia da Turquia.
Atualmente, os acampamentos nas ilhas têm uma taxa de ocupação de 100%, de acordo com as autoridades gregas.
A Grécia defendeu, em outubro passado, uma solução europeia para combater a entrada de imigrantes ilegais, elogiando o acordo assinado entre Roma e Tirana para que a Albânia acolha os requerentes de asilo enquanto são processados os pedidos.
Leia Também: Refugiado iraquiano quer levar voz pró-imigrantes ao parlamento alemão