Síria. Presidente interino nomeia comissão para redigir Constituição

O Presidente interino da Síria, Ahmed al-Shaara, nomeou uma comissão de especialistas para preparar um projeto de Constituição para a fase de transição do país, depois da queda de Bashar al-Assad, segundo um comunicado hoje divulgado.

Notícia

© Somaya Abdelrahman/Anadolu via Getty Images

Lusa
02/03/2025 17:17 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Síria

A comissão, composta por sete membros, entre os quais uma mulher, estará encarregada de redigir "a declaração constitucional para a fase de transição" na Síria e vai "apresentar as suas propostas ao Presidente", refere o comunicado, citado pela agência France-Presse (AFP).

 

A decisão terá em conta as "aspirações do povo sírio de construir o seu Estado de direito e os resultados da conferência de diálogo nacional sírio", acrescentou.

A conferência de diálogo nacional realizou-se em Damasco na terça-feira e desenhou as linhas gerais da Síria futura.

Entre os principais objetivos está o desarmamento dos grupos armados, uma justiça de transição e o enraizamento dos valores de liberdade.

Na ocasião, tinha sido decidido formar um comité constitucional para redigir um texto que "consagre os valores da justiça, da liberdade e da igualdade e estabeleça o Estado de direito", após cerca de 14 anos de guerra.

Al-Shaara tinha prometido a publicação de uma declaração constitucional durante o período de transição e estimou que o país precisaria de entre quatro a cinco anos para organizar eleições.

Bashar al-Assad, então Presidente da Síria, foi derrubado a 08 de dezembro por uma aliança de grupos rebeldes islamitas liderados pelo grupo radial islamita Hayat Tahrir al-Sham (HTS), encabeçado por al-Shaara.

O derrube do regime de Assad, que esteve no poder 24 anos e fugiu para a Rússia, pôs fim à guerra civil que eclodiu na Síria em 2011, quando se desencadearam revoltas populares em massa contra o Governo, e que transformou o país no cenário de uma das piores catástrofes humanitárias do planeta.

Leia Também: Síria. Encontrada vala comum com cerca de mil corpos de antigos presos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas