"Paz é um processo que anda de mãos dadas com a manutenção da paz"

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, considerou a cimeira internacional de Londres sobre a defesa europeia "útil e importante" e afirmou que a União Europeia (UE) quer continuar a trabalhar com outros parceiros e aliados. 

Notícia

© Jonathan Raa/NurPhoto via Getty Images

Lusa
02/03/2025 17:49 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Esta consulta foi muito útil e importante", disse aos jornalistas à saída do evento, agradecendo ao primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, pela organização. 

 

Costa disse que vai agora trabalhar com todos os líderes dos Estados-Membros da UE para preparar o Conselho Europeu especial na próxima quinta-feira em Bruxelas.

"A União Europeia está pronta para trabalhar com todos os nossos parceiros europeus e outros aliados no plano de paz para a Ucrânia que garanta uma paz justa e duradoura para o povo ucraniano", vincou. 

No entanto, Costa também alertou que é necessário "aprender com o passado" e evitar "repetir a experiência de Minsk", uma referência aos acordos de paz fracassados de 2014 e 2015 sobre os territórios ucranianos, e também a retirada dos países ocidentais do Afeganistão, deixando os Talibã assumirem o poder. 

"Para isso, necessitamos de fortes garantias de segurança. A paz é um processo que anda de mãos dadas com a manutenção da paz", salientou. 

Organizada pelo Reino Unido, a cimeira sobre a segurança europeia reuniu líderes da Ucrânia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha, Noruega, Canadá, Finlândia, Suécia, Dinamarca, República Checa, Polónia, Roménia. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, também participou, bem como o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Leia Também: Mais apoio a Kyiv e EUA "de confiança". Que decidiram líderes europeus?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas