República Dominicana. Três dias de luto após incidente em discoteca

O presidente da República Dominicana, Luis Abinader, decretou terça-feira três dias de luto pelo incidente ocorrido na discoteca Jet Set, em Santo Domingo, onde pelo menos 79 pessoas morreram quando o teto desabou durante um concerto. 

Notícia

© FRANCESCO SPOTORNO/AFP via Getty Images

Lusa
09/04/2025 06:21 ‧ há 5 dias por Lusa

Mundo

República Dominicana

Por meio de um decreto, Abinader declarou os dias 08, 09 e 10 de luto oficial devido à "trágica situação ocorrida na madrugada de hoje na discoteca Jet Set", informou a presidência.

 

O decreto ordena que a bandeira nacional seja hasteada a meia haste nesses dias em instalações militares e edifícios públicos em todo o país.

Para além dos mortos, pelo menos 160 pessoas ficaram feridas e, de acordo com o Centro de Operações de Emergência, mais de uma centena de pessoas foram transferidas para centros de saúde.

Além disso, algumas pessoas foram para o hospital pelos seus próprios meios e outras conseguiram sair ilesas da discoteca, onde atuava no momento do incidente o popular cantor de merengue, Rubby Pérez, que, segundo a sua filha, pôde ser localizado depois de cantar.

Os trabalhos de resgate continuam para encontrar as pessoas presas nos escombros da discoteca, onde se especula que havia cerca de 500 pessoas no momento do acidente, embora a sua capacidade seja superior a 1.000.

Os familiares das pessoas que se encontravam na discoteca estão nas imediações do local sinistrado à espera de notícias, enquanto outros se encontravam à porta dos hospitais e do Instituto Nacional de Ciências Forenses (Inacif, na sigla espanhola), para onde estão a ser levados os mortos para identificação.

Dezenas de ambulâncias e unidades do COE, da Polícia Nacional, do Sistema Nacional de Emergência e Segurança, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do Ministério da Defesa foram deslocadas para o local do acidente.

A discoteca é frequentada por políticos, atletas desportivos, entre muitas outras personalidades dominicanas. 

Quase 12 horas depois de o topo da discoteca ter desabado sobre os clientes, as equipas de salvamento ainda estavam a retirar sobreviventes dos escombros.

No local, os bombeiros retiravam blocos de betão partido e serravam tábuas de madeira para as utilizar como pranchas para levantar os escombros pesados.

Nelsy Cruz, a governadora da província de Monte Cristi, no noroeste do país, e a irmã de um famoso jogador de basebol Nelson Cruz, estavam entre as vítimas.

Entre os feridos estão outro ex-jogador da Major League Baseball (a liga profissional norte-americana de basebol) Octavio Dotel, o legislador Bray Vargas e o cantor de merengue Rubby Pérez, que se apresentava quando o teto desabou, segundo as autoridades.

A discoteca é famosa pelos seus concertos e festas realizados às segundas-feiras, que são frequentadas por celebridades locais.

Leia Também: Sobe para 79 número de mortos após desabamento na República Dominicana

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas