Europol e doze países europeus desmantelam rede 'online' de pedofilia

Uma vasta rede 'online' de tráfico sexual de crianças foi desmantelada, levando à detenção de 166 pessoas em toda a Europa, numa operação que juntou a Europol e 12 países europeus, foi hoje anunciado.

Notícia

© Getty Images

Lusa
09/04/2025 13:19 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

Europol

Além dos detidos, a operação, com o nome de código 'Fever', levou a 774 buscas domiciliárias, à apreensão de 6.000 dispositivos eletrónicos e ao confisco de mais de 594 mil ficheiros de imagens e vídeos de abuso sexual de crianças.

 

Mais de metade dos detidos, ou seja 98 pessoas, foi presa na Polónia, de acordo com a polícia daquele país.

A operação foi realizada com o apoio da Europol (Agência da União Europeia para a Cooperação Policial) e da J-CAT (a unidade de combate a cibercrimes da Europol), além das autoridades de 12 países: Espanha, Grécia, Polónia, Alemanha, Dinamarca, Estónia, Hungria, Irlanda, Letónia, Roménia, Bulgária e Suécia.

"Entre os detidos estão pessoas que produziram fotografias e vídeos que mostram exploração sexual de menores, alojaram fóruns 'online' onde foi partilhado o conteúdo recolhido e incentivaram os menores a terem pensamentos suicidas", referem as polícias europeias, em comunicado.

"Entre os autores destes atos estão também familiares das vítimas e pessoas de confiança", adianta a mesma fonte.

Das 166 pessoas detidas, 111 foram colocadas em prisão preventiva, indica ainda a Europol.

Em março passado, outra operação internacional da Europol que desmantelou a plataforma de pornografia infantil Kidflix contou com a participação em Portugal da Polícia Judiciária (PJ), que deteve dois suspeitos em flagrante delito, tendo um deles ficado em prisão preventiva.

A investigação, que começou em 2022 e continua aberta, envolveu autoridades de um total de 38 países e levou à identificação de quase 1.400 pessoas, disse a Europol.

O desmantelamento da rede incluiu ainda a intervenção de agências internacionais como o FBI (polícia federal), o Departamento de Segurança Interna e o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas dos Estados Unidos.

Leia Também: Grupo criminoso conseguiu 19 milhões com vídeos manipulados com IA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas