Cody Allen Balmer, de 38 anos, acusado de incendiar a casa do governador Shapiro, no domingo à noite, na Pensilvânia, tem tido problemas com a justiça nos últimos anos, segundo documentos do tribunal a que a ABC News teve acesso.
Antes de ser detido e acusado de tentativa de homicídio, incêndio agravado e terrorismo devido ao ataque à casa da família Shapiro, o suspeito ia já ser ouvido em tribunal, na quarta-feira, devido a acusações de violência doméstica.
Balmer tinha passado por um processo de execução de hipoteca e alegações de que teria agredido a sua esposa e filhos.
"Balmer não conseguiu pagar a sua hipoteca por diversos fatores, incluindo por lesões devido a um acidente automóvel que o tornaram incapaz de trabalhar e de pagar uma renda, assim como a separação da sua mulher", disse o advogado de Balmer, citado pela estação televisiva.
Durante este processo, de acordo com os documentos do tribunal, o suspeito estava a passar, alegadamente, por uma situação violenta em casa. Em janeiro de 2023, as autoridades foram chamadas até casa de Balmer para um "incidente doméstico físico".
"Uma criança avisou que o seu padrasto estava a bater na sua mãe", disse um polícia que acrescentou que, quando chegou ao local, encontrou a então esposa de Barner a chorar e a gritar que Balmer a tinha "agredido".
O caso da agressão está ainda pendente e, segundo o processo penal, estava agendada uma audiência para quarta-feira.
Balmer também já tinha sido acusado de falsificação e recebeu uma sentença de 18 meses de liberdade condicional.
Nas redes sociais, o suspeito tinha feito várias publicações a queixar-se dos altos custos de viver nos Estados Unidos. Por exemplo, em novembro de 2022, escreveu: "Não consigo pagar a renda? Vendam o c****** dos órgãos. Não há órgãos? Morram f****"
Também nesse ano, Balmer partilhou uma imagem de uma cocktail molotov em chamas, que tinha escrito "sê a luz que queres ver no mundo".
Cody Allen Balmer trabalhou como mecânico na área de Harrisburg e esteve durante oito anos do exército.
Recorde-se que Balmer admitiu que planeava agredir o governador Shapiro, nomeadamente, com um martelo. A confissão do suspeito foi feita durante o interrogatório com as autoridades. Documentos oficiais mostram que Balmer lhes disse que se tivesse encontrado Shapiro quando entrou em casa lhe tinha batido com o martelo.
"Balmer admitiu sentir ódio pelo governador Shapiro", lê-se nos documentos. Note-se que Shapiro é visto como potencial candidato na corrida à Casa Branca para 2028.
Na noite de domingo, a casa dos Shapiro ficou em chamas com a família lá dentro. O alerta foi dado por volta das 2h da madrugada (hora local), e, apesar de o fogo ter sido extinto e de não ter havido vítimas mortais, a habitação ficou "com estragos significativos".
Leia Também: "Jill e eu estamos revoltados". Biden condena ataque a casa dos Shapiro