"Os profissionais de saúde devem notificar quaisquer incidentes de efeitos adversos, falta de eficácia terapêutica ou suspeita de contrafação à autoridade reguladora nacional ou ao centro nacional de farmacovigilância", declarou a organização, sendo este alerta o segundo do ano.
Os produtos adulterados e detetados pertencem a quatro lotes de 'Healmoxy', um antibiótico cujo princípio ativo é a amoxicilina, utilizado para tratar várias infeções bacterianas.
De acordo com um alerta da OMS, estas cápsulas não contêm amoxicilina como alegado, pelo que o tratamento com elas pode levar ao agravamento ou à propagação de infeções.
A agência de saúde recomenda ainda uma maior vigilância nas cadeias de abastecimento de outros países que possam ser afetados por estas contrafações, bem como um maior controlo dos mercados informais e não regulamentados.
Segundo a OMS, alguns destes produtos contrafeitos são identificáveis porque têm datas de fabrico e de validade em formatos não uniformes.
"Se você ou alguém que você conhece usou ou pode ter usado esses produtos ou experimentou quaisquer eventos adversos ou efeitos colaterais inesperados após o uso, consulte um profissional de saúde qualificado imediatamente ou contacte um centro de controlo de venenos", apelou a OMS.
Leia Também: OMS anuncia despedimentos devido a redução de financiamento dos EUA