Trabalhar muito faz engordar. Esta é a conclusão de um estudo publicado pelo The Economist, que relaciona o trabalho extraordinário com a falta de tempo para uma alimentação cuidada.
Joelle Abramowitz, economista do US Census Bureau, revela que as pessoas que trabalham mais horas tendem a ter mais peso, principalmente se o trabalho for sedentário. Mas há diferenças entre homens e mulheres.
Segundo a economista, nos empregos não extenuantes [leia-se sedentários], mais dez horas semanais de trabalho (cerca de duas horas extra por dia) pode causar um aumento da massa corporal de 0,4 nas mulheres e de 0,2 nos homens. Traduzindo por gordura, trabalhar mais dez horas por semana pode custar mais 1,15 quilos na balança feminina e 635 gramas nos homens.
Mas não é o trabalho em si que engorda. O Economist explica que as pessoas que trabalham mais horas do que o estipulado não têm tempo – nem paciência – para confecionar refeições saudáveis quando chegam a casa, optando por snacks calóricos e refeições ao estilo fast food.
Além disso, os ‘viciados’ em trabalho são conhecidos por não serem muito adeptos do exercício físico e por não passarem muito tempo na cama. E eé sabido que a falta de sono está diretamente ligada ao aumento de peso.