O poder de uma sesta de meia hora

Que o sono é importante, já todos o sabemos. Mas uma simples sesta de meia hora pode ser bastante poderosa. A ciência explica o porquê.

Notícia

© El País

Notícias Ao Minuto
11/02/2015 18:32 ‧ 11/02/2015 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Estudo

A falta de sono é um problema no que à saúde diz respeito. Pode contribuir inclusive para problemas muito diferentes, como diminuir a atenção ao volante, aumentando o risco de acidentes ou dificultando a concentração, o que afeta um dia de trabalho. É nestas alturas que uma simples sesta de meia hora pode ser um autêntico elixir.

Um estudo recente, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, focou-se nas sestas de apenas 30 minutos e chegou à conclusão de que estas podem não só ajudar a aliviar o stress como até ajuda a reforçar o sistema imunitário.

Segundo Brice Faraut, responsável pelo estudo da universidade parisiense Descartes-Sorbonne, realça que este é “o primeiro estudo que demonstra que a sesta pode ‘devolver’ ao sistema imunitário os seus valores normais”, cita o Science Daily.

Neste estudo, compararam-se participantes entre os 25 e os 32 anos que tinham dormido apenas duas horas na noite anterior, num laboratório e em ambiente controlado (os investigadores podiam assim acompanhar pormenores como a iluminação). Um dos grupos enfrentou o dia seguinte nessas condições enquanto o outro grupo teve direito a dormir duas sessões diferentes, de meia hora cada, no dia seguinte.

As três sessões levadas a cabo, que implicaram ainda análises a urina e a saliva, permitiram verificar pormenores como os valores da noradrenalina, um neurotransmissor envolvido na resposta do corpo humano a momentos de stress, mas também proteínas. E a conclusão do especialista é clara: "dormir a sesta pode oferecer uma forma de contrariar os danos da privação do sono”.

Além de poder ser uma ajuda pontual a quem tenha passado uma má noite, o investigador acredita que poderão ser úteis como abordagem a pessoas que trabalham, por exemplo, com muitos turnos noturnos, que naturalmente terão impacto na rotina do organismo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas