O castelo de Matrera, em Villamartín, Cádiz, foi notícia a nível mundial após terem sido conhecidas as imagens do trabalho de restauração que tinha sido levado a cabo.
Foi há pouco mais de duas semanas que o resultado foi conhecido e o caso gerou logo polémica. Na imprensa espanhola chegou a falar-se de um “desastre no património de Espanha" e a própria Hispania Nostra, uma associação de defesa do património cultural e natural, criticou o trabalho.
Na altura, houve mesmo comparações ao ‘Ecce Homo’ um quadro de arte sacra de Jesus que estava numa igreja de Saragoça e que acabou por ser ‘restaurado’… até à desfiguração. Curiosamente, apesar das críticas, nem toda a gente acha que o castelo de Matrera sofreu dos mesmos males.
Escreve o The Guardian que este trabalho de restauração se encontra agora nomeado para um prémio internacional de arquitetura. Carlos Quevedo, o arquiteto que supervisionou o projeto, está nomeado para os prémios Architizer A+, na categoria de arquitetura e preservação.
Saliente-se que há igualmente um projeto português nomeado para os prémios da Architizer.