Gregos criam nova escala de medida de tsunamis

Cientistas gregos criaram um novo instrumento de medida de intensidade dos tsunamis, baseando-se nos dados das duas últimas catástrofes provocadas por ondas gigantes no Oceano Índico e no Japão, anunciou esta quarta-feira a agência de notícias grega Ana.

Notícia

© Reuters

Lusa
27/03/2013 14:05 ‧ 27/03/2013 por Lusa

Mundo

Ciência

A escala de intensidade, com 12 graus, identifica os danos causados pelo tsunami e foi adoptada pela Sociedade de Sismologia norte-americana, organismo de referência no assunto, disse o chefe do projecto, o geólogo Eythymios Lekkas, à agência France Presse.

Os criadores da ferramenta, designada ITIS (Integrated Tsunami Intensity Scale) 2012, gostariam que a mesma substituísse os sistemas de medição existentes até agora, considerando que estes “são muito antigos e têm uma base muito limitada, dado que nenhum tsunami foi registado durante 40 anos antes do de 2004”, adiantou o especialista.

A vantagem da escala ITIS, segundo Lekkas, deve-se ao facto de integrar a massa de dados dos tsunamis de 2004 e 2012, ambos classificados de grau 12 pelos cientistas gregos.

A equipa da Universidade de Atenas aplicou o modelo aos tsunamis históricos, como o que destruiu a costa sudeste do Mediterrâneo após a explosão do vulcão da ilha grega de Santorini em 1640 AC ou o que atingiu Portugal em 1755.

Estes também foram classificados de intensidade 12, disse Lekkas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas