O aeroporto de Ataturk, em Istambul (Turquia), foi ontem alvo de um ataque. Três bombistas suicidas mataram 41 pessoas, sendo que o número pode chegar aos 50, segundo o governo turco.
O ataque ainda não foi reivindicado, mas o primeiro-ministro da Turquia disse hoje, segundo o Daily Mail, que se tratou de um atentado levado a cabo por elementos do Estado Islâmico.
“A investigação das nossas forças de segurança aponta o Daesh como o responsável por este ataque terrorista”, disse Binali Yildirim. Contudo, o primeiro-ministro acrescentou que, “embora tudo aponte para que tenha sido o Daesh, as investigações vão continuar”.
O governo já revelou, entretanto, mais pormenores sobre os ataques. O primeiro terrorista entrou no terminal, abriu fogo com a kalashnikov que tinha em mãos e depois fez-se explodir.
O segundo atacante, aproveitando a confusão após a primeira explosão, subiu para a zona das partidas e, mesmo depois de ter sido baleado por um polícia, também se fez explodir.
Por fim, o terceiro terrorista ficou no exterior do aeroporto e só se fez explodir quando as pessoas começaram a sair em pânico.
As primeiras imagens de videovigilância divulgadas mostram um dos alegados terroristas a aproximar-se calmamente da entrada do aeroporto. O homem caminha pacíficamente ao lado de um piloto e a sua expressão é de tranquilidade, não deixando antever o plano que iria executar momentos depois.
Outro vídeo mostra um homem, vestido de preto, a balear várias pessoas de forma indiscriminada.