Uma criança de dois anos, alimentada sob o rigoroso regime vegano, foi internada numa unidade de cuidados intensivos em Itália com graves problemas de saúde, que se suspeitam derivar do regime alimentar que segue.
A menina deu entrada no Istituto Giannina Gaslini, um hospital pediátrico em Génova, Itália, com deficiência de vitamina B12, baixo nível de hemoglobina, movimentos lentos e fraca capacidade de reação, além de um peso abaixo da média.
De acordo com o La Repubblica, os médicos estão ainda a analisar o que terá motivado os problemas de saúde da criança, mas as suspeitas vão já para o regime alimentar seguido pela criança e pelos pais, que rejeitam qualquer tipo de proteína animal.
A imprensa italiana refere que a menina foi alimentada com leite da mãe, também vegana, sem que se tenha percebido ainda se estão em causa problemas genéticos.
Após vários dias nos cuidados intensivos, a paciente foi transferida uma enfermaria pediátrica. Os serviços sociais italianos foram notificados, mas os pais não foram acusados de maus tratos, apesar de dietas restritivas poderem ser encaradas como negligência.
De acordo com o The Local, este é o terceiro caso, desde 2015, em que uma criança recebe tratamento hospitalar devido à dieta impingida pelos pais.