Itália 'despede' conselho municipal de Corleone, cidade de 'O Padrinho'
O governo de Itália dissolveu na quarta-feira, por suspeita de infiltração da máfia, a administração municipal de Corleone, a cidade siciliana que inspirou o autor de 'O Padrinho' levado ao cinema por Francis Ford Coppola.
© Reuters
Mundo Sícilia
Local de nascimento de alguns dos mais conhecidos mafiosos italianos, a cidade localizada perto de Palermo ganhou fama internacional como a cidade natal de Vito Corleone, o ficcional chefe da máfia representado por Marlon Brando e Robert de Niro nos filmes de Coppola baseados no romance de Mario Puzo.
Apesar da sua longa associação ao crime organizado, é a primeira vez que a administração de Corleone é dissolvida por ordem do governo central no âmbito de um procedimento que já foi aplicado a mais de 200 autoridades municipais italianas desde o início dos anos 1990.
A decisão de colocar Corleone e outras três cidades italianas do sul sob controlo de comissários nomeados pelo governo até à realização de eleições foi tomada pelo governo de centro-esquerda na quarta-feira à noite.
No caso de Corleone, a medida segue-se a uma inspeção do Ministério do Interior que revelou que familiares de mafiosos tinham sido contratados pelo conselho municipal.
Corleone é a cidade natal de Bernardo Provenzano e Salvatore "Toto" Riina, chefes da Cosa Nostra. Depois de décadas em fuga, ambos foram condenados a longas penas por múltiplos homicídios, tendo Provenzano morrido o mês passado num hospital-prisão, aos 83 anos.
As outras cidades cujos conselhos foram dissolvidos são Arzano, localizada no 'coração' da máfia napolitana, a Camorra, assim como Bovalino e Tropea, ambas na Calabria, a base da 'Ndrangheta', considerado o mais poderoso sindicato do crime da Europa devido ao papel que desempenha no tráfico global de cocaína.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com