Nova Zelândia: Sismo foi tão forte que levantou leito do mar em 2 metros

Praias da Nova Zelândia têm agora a descoberto composições rochosas cobertas de algas e animais marítimos, resultado do sismo que assolou o país na semana passada.

Notícia

© Twitter

Anabela de Sousa Dantas
22/11/2016 10:05 ‧ 22/11/2016 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo

Terramoto

O sismo de magnitude 7.8 que assolou a Nova Zelândia na semana passada, dia 14 de novembro, levantou o leito do mar em dois metros, de acordo com GNS Science, um instituto governamental neozelandês.

As imagens que vão surgindo online da costa neozelandesa são impressionantes e mostram a devastação causada pelo terramoto e pelas réplicas que se seguiram.

Os investigadores estimam que a costa entre Cabo Campbell e Kaikoura (mais próxima ao epicentro) levantou entre 0,5 e 2 metros.

“O terramoto fez com que pelo menos quatro de seis falhas distintas deslizassem, com o maior deslize a ocorrer na falha de Kekerengu, que parece ter deslizado cerca de 10 metros na vertical”, indicou à CNN um responsável da agência de geologia dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

O facto de alguns dos deslizes terem ocorrido na vertical, como no caso de Kekerengu ou da Baía Waipapa, resultou no levantamento do leito marítimo, fazendo com que as praias da Nova Zelândia estejam agora cheias de rochas cobertas de algas e animais marinhos.

Recorde-se que esta terça-feira ocorreu na Nova Zelândia novo sismo, de magnitude 5.6, pouco depois de se ter registado um de 7.4 no Japão, segundo a USGS.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas