Uma avalanche atingiu esta quarta-feira à noite o hotel Rigopiano, na cidade italiana de Pescara, onde estavam pelo menos 20 turistas, incluindo duas crianças de cinco anos, e sete funcionários.
Segundo o Il Menssaggero, as equipas de resgate falam em "muitos mortos". Há pelo menos vários feridos confirmados.
O presidente da Província de Pescara, Antonio Di Marco, escreveu no Facebook: "eu salvei duas pessoas. Há vários feridos, mas não se sabe quantas pessoas estão desaparecidas ou mortas".
As duas pessoas resgatadas estavam num carro fora do hotel, e não correm perigo de vida. Terão dado o alerta através de sms onde pediram ajuda a amigos.
Devido à elevada concentração de neve, as primeiras equipas de resgate demoraram mais de quatro horas a chegar ao local. Eram 4h30 da manhã quando conseguiram. Tiveram de o fazer de esquis.
Há neste momento 20 bombeiros, duas equipas de resgate em montanha, seis ambulâncias, helicópteros e cães pisteiros na zona afetada, além de elementos da polícia.
O hotel de luxo terá ficado completamente soterrado pela neve, tendo em parte colapsado. Várias árvores também acabaram por embater na estrutura, arrastadas pela neve.
Construído numa área isolada a 1200 metros acima do nível do mar, e agora sem eletricidade, a comunicação com o local é praticamente impossível.
#BREAKING: at least 25 tourist & staff missing and feared dead after #avalanche struck hotel in #Pescara, #Abruzzo region in #Italy pic.twitter.com/McAqjtL28B
— Amichai Stein (@AmichaiStein1) January 19, 2017
Esta avalanche na montanha de Gran Sasso ocorreu depois de quatro sismos com magnitude superior a 5 graus na escala de Richter terem abalado a região centro de Itália.