Uma empresa de resíduos e reciclagem de Oldham, no Reino Unido, foi multada em 250 mil libras (cerca de 292.198 euros), depois de um trabalhador ter sido atropelado por um colega no seu primeiro dia de trabalho.
O funcionário, na altura com 40 anos, estava a recolher lixo à mão, quando foi atingido por trás por uma retroescavadora, a 28 de julho de 2021. O veículo passou, inclusivamente, por cima do homem, e o operador que o conduzia teve de fazer marcha-atrás, ao ser alertado por colegas, salientou a entidade reguladora nacional de saúde e segurança no trabalho, em comunicado.
O indivíduo sofreu uma fratura óssea, assim como danos musculares e nervosos na perna, naquele que era o seu primeiro dia de trabalho. O homem passou uma semana hospitalizado e, agora com 44 anos, trabalha noutra empresa.
O regulador apurou que o trabalhador estava a recolher os resíduos manualmente porque a correia transportadora que usavam foi removida, ao ter ficado danificada num incêndio que tinha ocorrido meses antes. Nessa linha, os funcionários eram obrigados a trabalhar perto dos veículos em movimento, sem qualquer tipo de separação, o que os colocava em perigo. Além disso, não havia avaliação de risco, tampouco supervisão da recolha e triagem de resíduos no solo.
A empresa declarou-se culpada e, além da multa, foi condenada a pagar 4.102,32 libras (cerca de 4.795,30 euros), numa audiência no Tribunal de Magistrados de Manchester de 2 de abril deste ano.
“Este homem tem sorte de estar vivo. […] Este incidente poderia ter sido facilmente evitado com a implementação de medidas de controlo e práticas de segurança”, apontou a inspetora-chefe do regulador, Lisa Bailey.
Leia Também: Coveiro acusado de remover corpos para vender sepulturas na Sicília