Estávamos a 13 de março de 2013. A ansiedade era muita em todo o mundo, mas em especial na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde milhares de fiéis aguardavam que os cardeais escolhessem o novo Chefe da Igreja Católica.
Seis minutos depois das seis badaladas da tarde saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina.
Os fiéis vibraram: estava escolhido o Papa que ia substituir Bento XVI depois de este ter abdicado do pontifício.
O cardeal da Argentina, Jorge Bergoglio, de 76 anos, foi a escolha e não a mais óbvia.
Bergoglio foi o primeiro Papa latino-americano, o primeiro Papa do hemisfério sul, o primeiro Papa a escolher o nome Francisco, o primeiro Papa jesuíta da história da Cristandade e o primeiro Papa nascido fora da Europa em 1.300 anos.
Com Francisco I a Igreja aproximou-se dos fiéis, abordando temas como o uso do preservativo, mães solteiras ou divorciados.
Os jovens também têm sido uma preocupação do Sumo Pontífice que tem conquistado, com as suas decisões e simpatia, os fiéis mais novos do planeta.
Uma vez que hoje se assinala o quarto aniversário da eleição do Papa, optámos por lhe mostrar algumas imagens menos conhecidas. As fotografias não são de Francisco, Chefe da Igreja, mas sim de Jorge, o arcebispo da Argentina em momentos religiosos muito antes de alguém pensar que poderia vir a liderar a Igreja Católica Apostólica Romana.