Um camião avançou ao início da tarde sobre um grupo de pessoas numa rua pedonal no centro de Estocolmo, na Suécia, onde se encontra o centro comercial Ahlens Mall.
As informações sobre o incidente são ainda escassas. Num primeiro momento, falou-se em três mortos, embora haja apenas confirmação oficial de dois. A imprensa sueca, por sua vez, adianta que serão cinco as vítimas mortais. O camião terá irrompido por uma rua movimentada da cidade.
"Há pessoas feridas na rua Drottningatan", confirmou à Reuters o porta-voz da polícia sueca, que fala já na possibilidade de se tratar de um ataque terrorista.
A possibilidade viria, mais tarde, a ser confirmada, quer pelas autoridades, quer pelo primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, que quando foi informado do incidente regressou à capital do país.
Uma testemunha no local contou ao jornal sueco Aftonbladet ter visto “centenas de pessoas a fugir”, sendo que também ela teve de fugir e lutar pela vida.
Na rede social Twitter estão já a ser difundidos vídeos do momento. Nos vídeos acima, é possível ver dezenas de pessoas a fugir. Noutros entretanto divulgados, é possível ver o aparato policial na zona, bem como as equipas de emergência médica.
Reports of three people killed in possible terror attack in #Stockholm. Latest on Sky News https://t.co/K4qe34eeFg pic.twitter.com/4osDIUdcrr
— Sky News (@SkyNews) April 7, 2017
Initial photos from the scene in central #stockholm where a truck has driven into pedestrians. Being considered as terror attack. pic.twitter.com/L9mycGYyOB
— Alex H (@AlexHeasmann) April 7, 2017
A polícia sueca acorreu de imediato ao local e ouviram-se vários tiros. Há ainda relatos de um tiroteio numa zona próxima da rua Drottningatan.
Todas as estações de metro de Estocolmo foram encerradas, bem como a estação central de comboios.
Há ainda informações que indicam que terá sido feita uma detenção, inclusive documentada em imagens, não tendo porém resultado claro se estará relacionada com o ataque.
Desconhece-se o número de suspeitos envolvidos no ataque, tendo chegado a circular a indicação de que três homens armados haviam escapado do camião.
A população sueca foi aconselhada pelas autoridades a permanecer em casa.