A polícia deteve, durante a tarde de hoje, um homem de 39 anos que confessou aos agentes da polícia ser o responsável pelo atentado que tirou a vida a quatro pessoas e feriu outras 15 – nove com gravidade.
As autoridades não revelaram pormenores sobre a identidade do suspeito, mas o jornal local Aftonbladet chegou à fala com uma amiga do suspeito que se mostrou chocada com o facto de o amigo ser, à partida, o responsável pelo atentado descrito como terrorista.
“Ele nunca fala sobre política ou religião. A única coisa de que ele fala é em conseguir mais empregos para poder enviar dinheiro para a família”, contou a amiga que preferiu manter-se no anonimato.
Ainda segundo esta mulher, o suspeito, que é natural do Uzbequistão, não mora no bairro onde foi detido, mas sim a sul de Estocolmo.
Pai de quatro filhos, o homem trabalha na construção civil e no seu perfil do Facebook é simpatizante da causa do Estado Islâmico. Além de partilhar a propaganda do Daesh, o suspeito também fez gostos em imagens de pessoas feridas após o atentado na maratona de Boston, conta o Aftonbladet.
Por fim, o mesmo diário refere que o homem tinha restos de cristais na roupa e um gorro passa-montanhas consigo aquando da detenção.