Entre os 59 feridos registados na sequência do ataque de ontem à noite em Manchester há doze menores, todos com menos de 16 anos.
Esta informação de que o The Guardian dá conta foi confirmada já por volta da hora do almoço, numa conferência de imprensa conduzida por responsáveis pelo plano de resposta das autoridades de saúde em Manchester.
Ao todo, oito hospitais receberam pacientes, para além de outros feridos, capazes de se deslocarem pelos próprios meios, terem sido atendidos em diferentes unidades de saúde.
As autoridades britânicas explicaram ainda que o plano executado havia sido testado há cerca de um mês, num simulacro.
Na altura, perante um cenário de tragédia, ficou definido para que hospitais as vítimas deveriam ser transportadas, em função do tipo de ferimentos.
Na mesma conferência de imprensa foi ainda confirmado que há pacientes internados em cuidados intensivos, não tendo porém sido revelado nenhum número específico. Foi igualmente adiantado que entre os feridos há pessoas que “vão demorar muitos meses” a recuperar dos ferimentos.
Além dos 59 feridos, há a registar 22 mortes, para além da morte do próprio bombista suicida que terá levado a cabo o ataque.