A Verily, um dos ramos do Google, vai libertar 20 milhões de mosquitos cheios de bactérias em Fresno, no estado da Califórnia. Um projeto que pode parecer estranho à primeira vista, mas que na realidade pode salvar vidas.
Os especialistas que lideram o projeto Debug dizem que esta pode ser uma das soluções para controlar "o animal mais mortal do mundo", prevenindo a propagação das doenças transmitidas pelos mosquitos.
O projeto Debug não vai recorrer a uma técnica de engenharia genética, os mosquitos serão antes tratados com uma bactéria natural, a Wolbachia. Destina-se aos mosquitos Aedes Aegypti, uma espécie que transporta doenças mortais como o zika ou o dengue. Estes serão depois lançados em Fresno com o objetivo de acasalarem com as populações selvagens. O site da Verily diz que quando estes mosquitos "se tentarem reproduzir com fêmeas, os ovos não vão eclodir".
"Assim sendo as próximas gerações vão se tornando mais pequenas, mais pequenas e mais pequenas, até que sejam erradicados", pode ler-se no site da Verily.