Paris inaugura primeiro restaurante naturista

Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

Notícia

© iStock

Lusa
21/11/2017 18:18 ‧ 21/11/2017 por Lusa

Mundo

França

O 'O'Naturel' está propositadamente situado numa rua tranquila no leste de Paris e uma grande cortina branca cobre a janela deste restaurante.

Na origem do projeto estão os gémeos Mike e Stéphane Saada, 42 anos, antigos trabalhadores na área dos seguros e que não praticam naturismo.

Os dois irmãos passaram muito tempo "a entender e a descodificar" os nudistas e perceberam que havia uma procura: França é o primeiro destino naturista mundial e cada vez mais espaços são dedicados a esta prática.

No início de setembro, foi aberta temporariamente uma área naturista no bosque de Vincennes, perto de Paris, enquanto uma piscina da capital francesa oferece aos nudistas determinados períodos durante todo o ano.

Mas restaurante não havia, ao contrário de outras cidades mundiais como Londres, Melbourne ou Tóquio.

"Naturismo equivale a férias, mas não se é naturista apenas durante o verão", considerou Stéphane Saada.

No restaurante, os clientes são convidados a deixar a roupa no vestuário e a calçarem apenas os chinelos fornecidos pelo estabelecimento -- mas as mulheres podem manter os seus sapatos.

"O nosso papel é colocá-los à vontade: no momento em que entram na sala, eles são acompanhados à sua mesa e tranquilizamo-los ao garantir que não estão todos a olhar para eles", disse um dos proprietários.

A sala é pequena, com paredes azuis, e as cadeiras são cobertas com uma capa preta de "uso único".

Os únicos tecidos são os das toalhas das mesas, guardanapos e as roupas dos empregados de mesa, porque a lei francesa a isso obriga.

Um dos clientes é Yves Leclerc, presidente da Federação Francesa de Naturismo, que está muito entusiasmado com o projeto: "Estamos no coração de Paris e jantamos nus, é um pouco surreal".

O restaurante está aberto apenas à noite e mediante reserva. "Surpresas desagradáveis são detetadas na Internet ou através de perguntas pelo telefone. Nesses casos, recusamos ou explicamos que se querem deitar-se, têm de ir a outro lugar", referiu Stéphane.

"Não é porque há nudez que existe sexualidade", acrescentou Mike.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas